Estas são imagens de um teste de um carro eléctrico , em Nova Iorque. Em Terras Lusas o primeiro ministro chega ao Pavilhão de Portugal num Veículo Eléctrico de Testes da Nissan. Portugal está assim na linha da frente em relação às Energias Renováveis.
Eis os comentários depois do teste:
“Um grande poder de arranque, coisa que os antigos carros eléctricos não tinham. Uma grande autonomia e depois é um carro que tem tudo que as cidades necessitam, não faz barulho nem tem emissões.”
Estamos então decididos em levar as Energias Renováveis em frente e tornar Portugal num País menos dependente do Petróleo.
Eis os comentários em relação aos choques eléctricos:
“Aqueles que já passaram por 3 choques eléctricos e nada fizeram, o diagnóstico de agora é que estamos a fazer um esforço”
Os choques foram petrolíferos e agora cria-se uma Rede de Mobilidade Eléctrica, juntando 21 Cidades nesta fase inicial. Vão ser criados pontos de Carregamento/Abastecimento em parques de estacionamento, centros comerciais, nas já existentes bombas de Gasolina, garagens privadas, Hotéis e em Aeroportos. A Rede Eléctrica já conta com 100 Postos de Carregamento, vão ser criados ao todo 1300 até ao ano 2011.
Palavras do ministro da economia:
” Os Veículos Eléctricos serão certamente uma parte importantíssima da solução em conjunto com outras formas de transporte.”
A utilização destes Postos de Carregamento é feita através de Cartões Magnéticos, tipo Porta Moedas Multibanco. Feitas as contas, num Carro Eléctrico 1 Euro dá para percorrer 100 quilómetros, num carro convencional, para a mesma ditância percorrida o custo é de 7 Euros. Este Test-Car da Nissan, o EV-02 aponta para uma autonomia de cerca de 160 quilómetros, Veículo este que está previsto ser lançado na Primavera de 2011.
Palavras do Vice-Presidente da Nissan, Carlos Tavares:
“É um Veículo que vai ter uma velocidade de ordem de 145 Km/hora, portanto extremamente suficiente, capacidade de aceleração, capacidade para 5 pessoas, um custo de manutenção muito inferior a de um Veículo convencional.”
Portugal é um dos Países interessados na instalação de uma unidade de produção de baterias para os Carros Eléctricos da Nissan. Essa decisão vai ser conhecida ainda no verão de 2009.