A primeira fábrica especializada na produção de esquentadores e aparelhos de cozinha alimentados com energia solar, entrou em funcionamento em Kukara (República Soviética do Uzbaquistão). Dentro de alguns meses estarão prontos para habitar dois prédios de apartamentos, de três andares cada, em que o aquecimento de águas e o ar condicionado serão assegurados pela utilização de energia solar.

Substituir os combustíveis pela energia solar no aquecimento das casas é, actualmente, a linha de orientação dos trabalhos dos heliotécnicos soviéticos.

Os dois prédios de apartamentos já construídos, nas cidades soviéticas de Tachkent e Tchirtchik têm uma fachada curiosa. Fazem lembrar tabuleiros de xadrez em que as casas pretas e brancas são, respectivamente, as as janelas e os dispositivos metálicos que aquecem a água a cerca de 70 graus centrígados.

Anteriormente, as instalações do aquecimento eram colocadas nos telhados, mas neste caso o calor revitalizado só dava para o consumo de pequenas vivendas. A nova solução dos técnicos uzbeques permite a construção de grandes imóveis “solares” que vão permitir economizar em 60 % o consumo de combustível utilizado no aquecimento central e de águas.

As cozinhas solares têm um dispositivo composto por seis “pétalas concentradoras” prateadas, que fazem lembrar flores gigantes e que focalizam os raios solares num ponto onde se encontra o receptor de energia solar. Com um céu limpo, os dias com sol, na Ásia Central, são cerca de 300 por ano. Estas cozinhas funcionam tão bem como as alimentadas por electricidade. Os heliotécnicos têm neste momento em estudo projectos de instalações solares para frigoríficos, secadores de fruta, trigo, legumes, culturas de bichos da seda e estufas de artigos de betão armado.

Transformar a energia solar em energia eléctrica é outro dos objectivos dos trabalhos actuais dos cientistas soviéticos. Eles propôem-se realizar esta conversão com a ajuda do motor “Stirling”. Qualquer fonte de calor pode por a funcionar uma instalação destas, mas a fonte de utilização mais racional será talvez a dos raios solares. Estão já elaborados projectos de centrais solares em que o seu funcionamento se baseia em fazer circular num circuito fechado de gás hidrogénio ou hélio, por exemplo, que accione os pistons do motor.

A energia solar encontra múltiplas aplicações no campo da agricultura e pecuária. Nos desertos da Ásia Central procedeu-se a uma dessalinização das águas minerais subterrâneas, o que contribuiu para um maior desenvolvimento da criação de gado nesta região. Experiências feitas nas plantações de algodão demonstraram que uma irradiação das sementes de algodão, antes de serem lançadas à terra, aumenta o seu rendimento de 10 a 15 %.

 

in: Jornal de Notícias, 1978. ( Elparid Kodjaev)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.