A Energia Eólica utiliza a força do vento para impulsionar as pás das Turbinas Eólicas. A rotação das pás da turbina é transformada em corrente eléctrica por meio de um gerador eléctrico. Nos velhos moinhos, a energia eólica foi utilizada para transformar as máquinas mecânicas para realizar trabalho físico, como o esmagamento de grãos ou bombeamento de água. As Turbinas Eólicas são erguidas em conjuntos, o que formam os Parques Eólicos. A electricidade produzida é aproveitada pelas redes eléctricas nacionais , bem como pequenas turbinas individuais são utilizados para fornecer electricidade a locais isolados ou casas individuais particulares. Em 2005, a capacidade mundial de geradores eólicos foi de 58.982 megawatts, tornando a sua produção menos de 1 % da utilização da electricidade a nível mundial.
Pontos fortes da Energia Eólica
- A energia eólica não produz poluição, não contaminando o meio ambiente, já que não ocorrem processos químicos, como na queima de combustíveis fósseis. Na produção de energia eólica, não existem subprodutos prejudiciais.
- Como a energia eólica é uma fonte renovável de energia, pode-se dizer que é inesgotável a sua utilização.
- As pastagens e a agricultura podem ter lugar em terras ocupadas por geradores eólicos, pois podem ajudar na produção de biocombustíveis.
- Parques Eólicos podem ser construídos junto da costa marítima ou em alto-mar.
Pontos Fracos da Energia Eólica
- A Energia Eólica é intermitente pois depende do vento. É necessário que exista um mínimo de vento para geração de energia contínua. Se diminui a velocidade do vento, a turbina quase que para e menos eletricidade será gerada.
- Grandes Parques Eólicos podem ter um efeito negativo sobre a paisagem.