Na frágil economia de hoje e caminhando para um futuro incerto, um número crescente de pessoas começaram a usar a jardinagem orgânica como um meio para produzir alguns dos seus próprios alimentos. Enquanto isto era uma prática comum durante a era vitoriana, a jardinagem orgânica tem feito muito pelo retorno no último par de anos. Na verdade, noutros países, estão tirando vantagem de tudo, desde terrenos baldios para seus próprios quintais.
A jardinagem sustentável é um método perfeito de fornecer a sua casa com produtos saudáveis e orgânicos como frutas, legumes e ovos também! Não só é mais económico para produzir este tipo de alimentos, também é simples e fácil.
A seguinte lista de dicas destina-se a ajudar a guiá-lo ao longo da sua procura para iniciar um jardim sustentável.
- Converter o seu quintal num jardim sustentável, eliminando alguma da sua relva
Se decidir ir por esse caminho, vai economizar toneladas de tempo que teria sido gasto em manutenção do seu relvado.
Para fazer isso, basta iniciar o processo de destruír a sua relva e, em seguida, substituí-la com árvores, cobertura do solo, cobertura morta e arbustos. Tente o seu melhor para criar curvas suaves quando cortar e remover a relva, para evitar o backup do seu cortador de relva. Quando realizar esta etapa, acabará por perceber que o seu tempo de corte foi reduzido a uma fracção do que era antes.
Pode querer tentar usar uma planta como a samambaia ou mesmo chão resistente debaixo das árvores que planta. Como completar o processo, a necessidade de fertilizantes será eliminada e a relva restante vai crescer naturalmente nos lugares certos.
- Use um recipiente para recolher a água da chuva para uso no seu jardim
Nada bate a água da chuva natural quando se trata de nutrir o seu jardim e trazê-lo à vida.
Existem vários tipos de recipientes que funcionam bem para este processo. Entre eles estão drenos franceses, valas, jardins de chuva, cisternas e tambores de chuva. Se encontrar áreas ao longo das suas calhas de chuva que não são adequadas para a utilização de um bico, pode usar uma cadeia de chuva como um suplemento para os seus outros recipientes.
A captura e conservação de água da chuva não só ajuda o seu jardim, mas também minimiza as inundações a jusante, ajudando a manter longe os contaminantes da sua água da plantação.
- Iniciar uma pilha de compostos, utilizando os restos da cozinha (não carne) para criar um solo rico
Não deixe sacos ou pilhas de relva cortada e as suas folhas para serem retirados pelo camião do lixo e levados para um aterro sanitário. Use-os para a sua pilha de composto em vez disso!
Eles são fáceis de fazer, mas se preferir comprar um já feito, há vários modelos de baixo custo disponível. Se o seu jardim ou quintal não tem muitas árvores, pode simplesmente dar um passeio pelo seu bairro no dia de lixo e pegar alguns sacos no seu caminho para casa.
- Use os seus próprios materiais disponíveis no seu jardim sustentável
Os melhores ingredientes incluem lascas de madeira, folhas e agulhas de pinheiro. Estes materiais irão manter o seu solo húmido, reduzir o crescimento de ervas daninhas e enriquecer o seu jardim.
Evitar o uso de ciprestes, uma vez que é muitas vezes feita por colheita e moagem de árvores jovens em vez de usar subprodutos de madeira serrada de ciprestes. Usando as matérias-primas no seu próprio quintal ou jardim é muito mais eco-friendly / amigo do ambiente.
- Escolha plantas locais e que cresçam naturalmente no seu jardim sustentável
Há várias razões para que isso funcione melhor.
Ao contrário das plantas exóticas que são importadas, o crescimento das plantas nativas que florescem na sua área geográfica e podem suportar as temperaturas e condições atmosféricas, em que vive. Utilizando plantas nativas poupa o dinheiro que seria gasto em substituição de plantas exóticas a cada ano depois de terem morrido.
Um benefício adicional é de plantas nativas dos muitos tipos diferentes de frutos comestíveis, frutas, raízes e nozes. Amoras, amora vermelha, amoras silvestres, ameixas e nozes são apenas algumas das delícias que as plantas nativas têm para oferecer.
- Escolha plantas principalmente perenes para o seu jardim sustentável
Mesmo melhor, escolher plantas perenes nativas, uma vez que irá regredir a cada ano e se multiplicam, agindo como o ingrediente chave para a sustentabilidade do seu jardim. Poupe o tempo que gastaria no replantio anual de plantas a cada temporada.
Muitas flores de plantas perenes locais são comestíveis também. Por exemplo, violetas, rosas e lírios são todas as flores perenes comestíveis que funcionam muito bem num jardim orgânico.
- Intercale os seus legumes e frutas entre as pequenas áreas
A fim de promover um jardim sustentável, frutos e vegetais não são agrupados em grandes volumes como um jardim tradicional seria. A razão para isto é que essses grandes volumes de plantas comestíveis, fácilmente atrairíam pragas que iam causar danos e doenças às plantas.
- Evitar o uso de pesticidas químicos
Em vez disso, deixe para os predadores naturais as pragas do seu jardim! Estará fazendo ao ambiente um grande favor por não usar produtos químicos para livrar o seu jardim de pragas.
- Considerar a obtenção de algumas galinhas e um galinheiro móvel
As galinhas irão fornecer-lhe ovos frescos, orgânicos, e também dar uma mão no cultivo do solo e capina.
Escolha um local no seu jardim que gostaria de fazer crescer um pedaço de legumes ou frutas, então estaciona o seu galinheiro móvel nessa área por um tempo para deixar as galinhas começar a limpar e fertilizar a terra por si! Depois de terem terminado, basta mover a gaiola para outra parte do seu jardim.
Basta permitir-lhes algum tempo para andar livremente dentro do jardim por pelo menos algumas horas por dia. Elas são óptimas para comer insectos e sementes que crescem em plantas daninhas, melhorando a saúde tanto do seu jardim como das galinhas.
Se optar por não obter galinhas para o seu jardim, então pode tentar este método em vez disso: uma vez que a estação inicie, comece por juntar uma camada de pó de café, jornais, aparas de relva, esterco, feno, sobras de comida e outros materiais compostos. Formar a camada de adubo sobre a relva na área que está a pensar em plantar o seu jardim.
Ao fazer isso, vai acabar por ter uma grande base para a sua plantação.
- Boas plantações e boas colheitas!