Coimbra passará a ser mais uma das primeiras cidades no mundo a ser iluminada por LED (Light Emitting Diode, ou seja Diodos Emissores de Luz). Não será a primeira porque a cidade de Torraca em Itália já o foi em 2007.
O projecto implica a instalação de 35 mil luminárias públicas e vai passar a ter uma poupança energética na ordem dos 70%.
Participam neste projecto a Câmara Municipal de Coimbra, o Instituto de Sistemas e Robótica de Coimbra, o Projecto Europeu Transparense e como fornecedores, duas empresas portuguesas, localizadas em Coimbra, a ISA e a Manuel Rodrigues Gouveia.
O custo actual da iluminação pública em Coimbra é na ordem dos 2 milhões de euros por ano. Um corte de 70% nestes custos é significativamente positivo.
O Contrato Administrativo de Concessão de Obras Públicas foi a Concurso Público Internacional, a Câmara Municipal de Coimbra transferirá ao Concessionário um valor inferior ao custo anual que o Município suporta com a iluminação pública (+- 2 milhões € / ano ) e o o Concessionário assumirá os custos do fornecimento de energia eléctrica à Rede de Iluminação Pública.
Tudo indica que é um projecto que deveria ser seguido por outras autarquias.