Da Times Square à Opera House em Sydney, do Brunei à Lituânia, do edifício mais alto do planeta a um iglo Inuit, o mundo irá mais uma vez celebrar a maior acção voluntária do mundo em favor do ambiente, desligando as luzes pela Hora do Planeta, a 31 de Março, às 20h30m.

Esta iniciativa partiu de uma cidade em 2007, e rápidamente, a Hora do Planeta transformou-se num forte movimento global, envolvendo 5.251 cidades, 1,8 mil milhões de pessoas em 135 países em todos os sete continentes no ano passado.

“Na sua sexta edição, com centenas de milhões de pessoas que participam na Hora do Planeta, queremos ir além da hora para incentivar a acção positiva para o ambiente”, .

“Nós criámos um novo elemento, “Eu farei se tu fizeres”, para incentivar o mundo a partilhar um sonho. O poder das redes sociais permite unir a comunidade mundial num objectivo comum de proteger o planeta” disse Andy Ridley, Co-Fundador e Director Executivo da Hora do Planeta.

A campanha “I Will If You Will – Eu farei se tu fizeres”, uma plataforma digital criada pela agência de publicidade global Leo Burnett, é o resultado de uma colaboração com o YouTube, unindo a maior plataforma social de vídeo do mundo e a “maior acção mundial para o ambiente”.

A campanha nova da Hora do Planeta “Eu farei se tu fizeres” usa a plataforma de vídeo, o YouTube Earth Hour para incentivar as pessoas a partilhar um desafio pessoal com o mundo, perguntando: “O que está disposto a fazer para salvar o planeta?”

“Eu farei se tu fizeres” dá a cada indivíduo a oportunidade de inspirar amigos, colegas e vizinhos para realizar acções de sustentabilidade não só na hora, mas para além da hora. Os desafios que nos chegam de todas as esferas da vida social são verdadeiramente inspiradores”, disse Ridley.

O embaixador para as crianças Pocoyo já ultrapassou o seu desafio ‘Eu farei se tu fizeres’ depois de conseguir atingir o seu objectivo inicial de plantar 10 000 árvores em poucos dias. O Pocoyo vai agora neste momento já em quase 50.000 árvores plantadas, se 50.000 pessoas jogarem o seu jogo de reciclagem em Jogo dp Pocoyo.

O presidente das Fiji, de 70 anos, Epeli Nailatikau, anunciou que vai andar 30 km para sensibilizar as pessoas para as questões climáticas, se empresas, organizações nãogovernamentais e departamentos do governo em Fiji encetarem acções claras para beneficiar o ambiente.

Um conjunto de apoiantes, incluindo Stephen Fry e Yoko Ono, já se envolveu com a Hora do Planeta em “I Will If You Will” no Twitter.

O conceito “Eu farei se tu fizeres” fornece um contrato social entre duas partes, ligando uma pessoa, empresa ou organização a uma promessa e seus amigos, familiares, clientes ou membros a um desafio, unindo-os em torno do objectivo comum de criar um resultado positivo para o ambiente.

A plataforma YouTube Hora do Planeta hospeda uma biblioteca global de desafios “Eu farei se tu fizeres” e encoraja as pessoas a partilhar o seu “desafio” publicamente através do Facebook, Twitter, Google+ e e-mail. Os amigos podem ser convidados a participar e aceitar cada desafio usando estas redes sociais.

19 Cidades portuguesas já aderiram à Hora do Planeta, incluindo Lisboa, Porto e Faro

Em Portugal, 19 municípios, onde se inclui a capital Lisboa, já aderiram à Hora do Planeta 2012 que se celebra no próximo dia 31 de Março, juntando-se, assim, à WWF e a milhões de pessoas, empresas e governos que em todo o mundo dão um grito de alerta contra o aquecimento global e procuram um modo de vida mais sustentável.

Na noite de 31 de Março, entre as 20H30 e as 21H30, os monumentos mais emblemáticos de cada uma destas cidades portuguesas celebrarão a Hora do Planeta juntando-se a ícones de todo o mundo, símbolos de esperança, paz, diligência humana e maravilha natural ao serviço de uma causa que procura alertar para o facto de que todos temos o poder de mudar o mundo em que vivemos.

O Cristo Rei, os Paços do Município em Lisboa, a Torre de Belém, o Castelo de Pinhel, o Santuário dos Remédios em Lamego, o Mosteiro do Landim em Vila Nova de Famalicão, o Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo, são alguns dos monumentos nacionais que ficarão apenas iluminados pela luz das estrelas na noite de 31 de Março.

No contexto da plataforma “Eu farei se tu fizeres” as cidades portuguesas comprometem-se com acções positivas pelo ambiente, se os seus munícipes desligarem as luzes na noite de 31 de Março na Hora do Planeta.

Em Ansião a autarquia promete promover a utilização de bicicletas de uso partilhado para as deslocações na vila em substituição do automóvel. Em Faro a Câmara promete efectuar a regulação dos horários da iluminação de relógios astronómicos com consequente redução do consumo de energia. Em Arouca o compromisso é o de reduzir o tempo de funcionamento de uma parte da iluminação pública.

“gostaríamos que um número cada vez maior de cidades portuguesas celebrasse a Hora do Planeta: em 2011 foram cerca de 100; mas, acima de tudo, queremos que todas as cidades apresentem os seus compromissos por um Planeta mais sustentável.” disse Angela Morgado, da WWF

Para mais informações:

Ângela Morgado – WWF Mediterrâneo (Portugal); Tel: + 351 91 842 88 29 – amorgado [at] wwf.panda.org –
www.wwf.pt

Patrocinadores Oficiais: Coca Cola, Tmn

Parceiros: Ogilvy, Starcom Mediawest, Sync, Display, Câmara Municipal de Lisboa, Municípios Portugueses, IKEA

Media Partners: SIC, Visão, RFM, sapo

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.