A tendência de casas que são alimentadas por fontes de energias renováveis, variando de turbinas eólicas e painéis solares ou células de combustível de hidrogénio e gases de biomassa, é o que deve continuar a acontecer no século XXI e para além. Temos grande necessidade de ser-mos mais independentes na energia e não ter que depender do fornecimento de combustíveis fósseis de países instáveis que são muitas vezes hostis para nós e os nossos interesses. Mas mesmo para além deste factor, temos de ser nós a título individual a desligarmo-nos da rede e também parar de ter que ser tão dependentes do governo e seus lobbys das gigantes corporações petrolíferas que, embora não estejam realmente envolvidos em qualquer teoria da conspiração secreta, no entanto, têm um relacionamento estranho com as pessoas quando se trata do aquecimento das suas casas, dando sempre preferência ao petróleo ou ao gás.
O crescimento da produção distribuída conduzirá à reestruturação do mercado retalhista de electricidade e a infra-estrutura da produção, transmissão e distribuição. Os fornecedores de energia podem ter que diversificar os seus negócios para compensar as receitas perdidas pela Microgeração de energia doméstica. Tem vindo a ser estudada a tendência crescente de casas que consomem energias alternativas em Inglaterra. Esta tendência está sendo conduzida por recomendação do governo cada vez mais e às vezes de apoio da pesquisa de energias alternativas e o seu desenvolvimento, o aumento do custo do petróleo e outros combustíveis fósseis, preocupação com o ambiente e o desejo de ser independente da energia. Supondo que os preços de energia tradicionais permanecem no seu nível actual em ascensão, a Microgeração (através da instalação de tecnologia de energia alternativa, tais como painéis solares ou turbinas eólicas), vai se tornar a fonte de energia da maioria das casas, como a Internet se tornou necessária para a comunicação de dados. Isto terá efeitos profundos sobre os negócios das empresas de fornecimento de energia existentes.
As empresas de energia entraram no jogo e procuram lançar a Microgeração para proveito próprio, para a abertura de novos mercados entre eles próprios. Citando o exemplo das companhias de eletricidade (no Reino Unido), estão seriamente pesquisando e desenvolvendo idéias para novas instalações de energia geotérmica, como essas empresas veêm a produção de energia geotérmica altamente rentável no futuro. A tecnologia de aquecimento de água quente da energia solar é uma tecnologia eficiente para reduzir a longo prazo, os custos de aquecimento da água, embora seja inicialmente bastante caro instalar. No entanto, a energia solar ainda não é rentável para as empresas, que requerem muita tubagem especializada para implementar a energia solar para aquecimento da água. Por último, no que diz respeito à instalação de turbinas eólicas é uma forma eficiente de reduzir os custos de electricidade em casa, estando também mais independentes. No entanto e mais uma vez, isto inicialmente é uma coisa muito cara para se ter instalado e as empresas fariam bem, começando a cortar os seus preços nesses dispositivos ou poderão encontrar-se a perder quota de mercado.