As energias renováveis em Portugal prefizeram 45% da produção de eletricidade do país em 2010. Significa um aumento de 28% em cinco anos.
Em 2001, o Governo Português lançou um novo programa de energia – o Programa E4 (Eficiência Energética e Energias Renováveis). Constituiem um conjunto de ações destinadas a promover uma abordagem coerente e integrada para produção e fornecimento de energia. Ao promover a eficiência energética e a utilização de fontes de energias renováveis, o programa procura melhorar a competitividade da economia portuguesa e modernizar o tecido social do país, preservando o meio ambiente através da redução das emissões de gases, especialmente o dióxido de carbono responsável pelas alterações climáticas.
Nos últimos 5 anos deu-se maior importância à introdução do gás natural para que progressivamente sejam substituídos o petróleo e o carvão. A abertura do mercado energético a empresas privadas, vem estimular a concorrência e o investimento.
A eficiência energética é agora e será por mais 10 anos o tema mais importante. Com novas regras e leis a seguir, Portugal está tornado num dos países mais evoluídos na aplicação das boas práticas do consumo energético e na utilização das energias renováveis.