O projecto para a nova Central Fotovoltaica de Alcoutim, em Faro, deu entrada para consulta pública para Avaliação de Impacte Ambiental (AIA). A AIA serve como instrumento de prevenção na política do ambiente e do ordenamento do território, permitindo garantir e preservar o meio ambiente de um determinado projecto, analisando e tomando em consideração no seu processo de aprovação.
A Central Fotovoltaica de Alcoutim tem prevista uma potência de 200 megawatts, ocupando uma área de 1363 hectares. Vão ser utilizados cerca de 2,4 milhões de painéis solares.
A construção da central solar está agendada para janeiro de 2016. É um investimento de 200 milhões de euros e o tempo de execução é de um ano.
Uma das particularidades deste projecto é o aproveitamento do espaço entre as fileiras de painéis solares com plantação de rosmaninho para posterior produção de óleos.
A ser aprovado este projecto, esta central passará a ser a maior central solar de Portugal. Também contribuirá, além das empresas e trabalhadores da construção da central, com novos postos de trabalho para manutenção da central e na parte agrícola.
A empresa proponente é a Solara4-Energias Renováveis Lda.
Para mais informação e consulta de documentos, visite o site do governo Participa.
boa tarde ex mos srs:
o meu nome é bruno fernando fonseca
Tenho um curso de energias renováveis de onde sei o essencial sobre energias, solar e eólica.e gostava de saber se posso participar do projeto de alcoutim – tavira, gosto de aprender novos métodos de trabalho sou proativo, tenho gosto na área
atenciosamente: bruno reis
Caro Bruno, tem de entrar em contacto com os responsáveis do projecto. Obrigado