Gemasolar é a central solar, primeira no mundo a aplicar a tecnologia de receptor torre central e de armazenamento de calor com sal fundido. A importância desta central reside na sua singularidade tecnológica, uma vez que abre o caminho para uma tecnologia de geração térmica de energia nova.
Características Gemasolar:
Energia eléctrica nominal: 19,9 MW
Saída de rede elétrica: 110 GWh / ano
Parque Solar: com 2.650 helióstatos em 185 héctares
Sistema de armazenamento térmico: tanque de sal quente permite uma gama de geração de energia até 15 horas sem a contribuição solar.
O prolongamento do tempo de funcionamento da instalação, na ausência da radiação solar, e melhorar a eficiência da produção de calor solar obtido. O Gemasolar é muito superior ao conseguido com outras tecnologias, como uma instalação de alimentação.
O aumento significativo na eficiência energética da central, garante energia eléctrica para 6.500 horas por ano, 1,5-3 vezes mais do que outras energias renováveis. Assim, a oferta de energia limpa e segura para 25.000 famílias e reduzir mais de 30 mil toneladas por ano de emissões de CO2.
A energia gerada pela Central Gemasolar é enviada através de uma linha de energia até à subestação de Villanueva del Rey (Andaluzia, Espanha), que é injectada na rede.
Tecnologia da Torre Central
A adição de um novo sistema de armazenamento térmico de sais fundidos, permite a produção de energia eléctrica na ausência de radiação solar.
O calor recolhido pelos sais (capaz de atingir temperaturas superiores a 500 º) é utilizado para gerar vapor e, com isso, a produção de electricidade. O excesso de calor acumulado durante as horas de luz solar é armazenada no tanque de sal quente.
Assim, A Central Solar Gemasolar tem a capacidade de produzir electricidade 24 horas por dia durante todos os meses.