A energia solar permite aos proprietários de habitações, produzir a sua própria eletricidade em suas casas (microgeração). Os kits de instalação solar fotovoltaica doméstica incluiem a ligação à rede pública existente, sendo compostos por vários vários painéis fotovoltaicos , um inversor e um dijuntor de proteção. A montagem pode ser efetuada no telhado da residência ou no próprio terreno. O processo da conversão da energia solar é simples, é feita a conversão da luz solar diretamente em corrente contínua. Utilizando um dispositivo conhecido como um inversor, de alimentação DC é então convertida em corrente alterna CA, que pode ser usada para consumo próprio ou para venda à rede.
No caso do sistema solar residencial produzir mais energia do que a casa necessita, o proprietário pode permitir a medição da sua conta para o excesso de energia que foi produzida e foi devolvida à rede. Há também sistemas de energia solar que contemplam o armazenamento da energia em baterias. Parte da energia produzida durante o dia é usada para carregar as baterias que por sua vez fornecem energia em caso de falta de energia.
Os sistemas de energia solar residencial são adaptáveis às mais variadas situações. Os kits de instalação solar fotovoltaica doméstica são bons para a maioria das famílias e são projetados para funcionar com a maioria dos materiais, usados nas coberturas. O que realmente é importante e necessário é a existência de muito sol. Portugal é um dos Países com maior exposição solar ao longo do ano, por isso a energia solar é uma boa opção.
A montagem do sistema de energia solar deve ser feita num lugar ensolarado, com os metros quadrados suficientes para toda a estrutura, cablagem e tubagem. Essa abordagem é logo feita por técnicos acreditados que procuram a melhor localização, caso a caso. A instalação é feita virada a sul, na maioria dos casos. Mas os painéis de energia solar também podem ser montados noutras direções, tendo em conta que produzam 90 por cento da energia em comparação com os sistemas que estão virados a sul. O número de painéis solares usados dependerá em grande parte do valor do uso médio de energia, o clima, o ângulo do telhado e problemas de sombreamentos. Para calcular o número do conjunto de painéis solares, multiplique a média diária de eletricidade em kilowatts/hora por 0,25.
Geralmente, um sistema de energia solar residencial não tem partes móveis, é feito de materiais inertes e foram testados para durarem muitos e muitos anos, sendo que a bateria pode exigir a troca a cada cinco ou dez anos. O sistema solar residencial tem um contador que conta a quantidade de eletricidade produzida e utilizada pelo proprietário e a energia que é devolvida à rede.
ola, gostaria de saber de empresas que fazem montagem desses aparelhos renovaveis…
Veja as várias empresas em Energias Alternativas