Programa de Incentivo à Utilização de Energias Renováveis
Com este novo projecto, o consumidor final vai poder adquirir um Sistema Solar Térmico, completo com a sua instalação e manutenção incluída. Os Painéis Solares e todos os seus componentes têm uma garantia de 6 anos, incluindo uma manutenção anual durante esse periodo.
O valor do Sistema Solar Térmico tem uma comparticipação do Estado de 50% do valor total.
Se optar por recorrer à banca para pedir um crédito para pagamento do valor não comparticipado pelo Estado, o consumidor beneficia de um crédito bonificado, cedido pelas Instituições Bancárias que aderiram ao Programa de Incentivo das Energias Renováveis.
Vai poder ter benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de IRS, perto de €800.
[TABLE=2]
* Dados de uma Instituição Bancária
Em relação a poupança, vai poder poupar em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de águas sanitárias.
O retorno do valor investido, considerando o incentivo existente, poderá ser tão só 4 anos.
Qualquer consumidor particular pode tirar partido deste incentivo, seja para montar o sistema numa vivenda (habitação unifamiliar), num prédio (o condomínio tem que lhe dar autorização) e ainda em construções novas (construção efectuada por particulares).
A instalação de Painéis Solares é uma mais valia para o imóvel e tem um factor muito positivo aquando da sua avaliação numa certificação energética.
Este incentivo prolonga-se até Dezembro de 2009, salvo alterações.
Depois de conversações entre Estado, Associações e Empresas, o Estado alargou para as Pequenas e Médias Empresas a possibilidade de poderem participar neste Programa. Esta foi uma medida inteligente, pois ao o não fazerem estariam a prejudicar muitas empresas nacionais, pondo em risco mesmo o seu funcionamento.
Para mais informações:
Ministério da Economia e da Inovação