No meio urbano os edifícios têm a responsabilidade de pelo menos 40% da energia consumida em todos os países. O desenvolvimento rápido da construção de imóveis em países como a China e a Índia é irreversível. É importante actuar agora, pois a correcta construção de novos edifícios vai contribuir para uma melhor utilização energética e ajudar a travar as alterações climáticas.
O conhecimento e novas técnicas adquiridas são de extrema importância, isto porque ao mesmo tempo que se diminui os gastos de energia, aumenta-se o grau de qualidade nos níveis de conforto e utilização dos novos edifícios.
Existem porém ainda várias dificuldades a ultrapassar, quer a nível comportamental, organização empresarial e aspectos financeiros.
Há que travar estes factores e invertê-los para bem de todos, e isso pode ser feito com o apoio às empresas, dar maior importância à energia e criar meios de informação que faça chegar a mensagem que o comportamento individual de um edifício compromete todos os outros.