A Eficiência Energética é importante para a diminuição do consumo de energia. Em Portugal, só 10% do parque imóvel tem certificação energética. O Governo quer acelerar o processo com novos apoios à instalação de painéis solares e janelas eficientes.
A União Europeia criou as suas metas para o seu plano de eficiência energética. O ano de 2012 foi considerado o ano da sustentabilidade, tendo como objectivos:
-redução de 20% do consumo de energia
-utilização de electrodomésticos das classes A e A+
-utilização de lâmpadas eficientes e lâmpadas LED
-desligar das fichas, equipamentos que não estejam a ser usados
Portugal foi mais longe e desde 2001 que as metas para 2020 são:
-redução em 25% no consumo de energias primárias
-redução em 30% no consumo de energia na edificação pública
Mesmo com a crise sentida durante 2012, foram criados novos instrumentos financeiros. Com o Fundo de Eficiência Energética, (que tem 5 MM de euros), o governo comparticipa na montagem de painéis solares (€1.500) e janelas eficientes (€1.250). Esta comparticipação é só válida para particulares. Para se candidatar tem de obedecer a duas regras:
-contratar uma empresa instaladora certificada
-ter um certificado energético que mencione a necessidade de instalação de painéis solares e janelas eficientes, ou um dos dois
O certificado energético, documento que comprova a eficiência energética de um imóvel, tem preço que nem sempre é baixo e a morosidade também não tem ajudado muito. Já neste ano de 2013, o Governo tornou o processo de adquirir um certificado energético a preços mais em conta, em menos tempo e com menos burocracia.
É de ter em conta que apesar de poder pedir um certificado energético a qualquer momento, quando vende ou aluga uma habitação, tem de ter um certificado energético. Existem em Portugal 560 mil habitações com certificado, que é 10% do parque imóvel.
Para mais informações sobre o Fundo de Eficiência Energética e apoio para Painéis Solares e Janelas Eficientes, consulte o link abaixo:
http://fee.adene.pt/o-que-e/Paginas/default.aspx
Boa tarde,
vou iniciar obras de construção de uma habitação e tive conhecimento de que poderia pedir apoios para as janelas eficientes e paineis solares. Gostaria de saber se ainda é possivel apresnetar candidatura, assim como datas e requisitos.
Muito obrigada. Fico a aguardar informações.
Cara Ana Correia
De momento está tudo parado a nível de apoios para habitações existentes. Para novas construções, como estão sempre a alterar as condições, o melhor sítio é entrar em contacto em
Boa tarde,
O apartamento em que vivo é de 1976, as janelas não têm vidro duplo, preciso de trocar de janelas visto ter um grande desperdício energético.
Gostaria de saber se existem ou estão previstos incentivos e apoios financeiros e fiscais de forma a poder mudar de janelas e assim tornar a minha casa de habitação mais eficiente energéticamente.
Com os melhores cumprimentos,
Teresa Garcia
Cara Teresa Garcia, tem de contactar uma empresa instaladora e esteja certificada para realizar esse tipo de trabalho e também ter um certificado energético que comprove que a casa precisa de novas janelas e / ou painéis solares. Procure uma empresa no local onde habita para promover os negócios locais. Para ver empresas instaladoras, siga este link e entre em contacto http://www.adene.pt/contactos
Gostaria de saber se o programa de incentivos e apoios financeiros para quem tem residência com mais de 20 anos e obtenha o certificado energetico se mantém e se sim onde nos podemos candidatar.
Obrigado