Novas medidas para aquecedores poderá economizar até 20% da conta de energia de um agregado familiar. As novas regras da União Europeia em matéria de rotulagem ecodesign e energia para as caldeiras, bombas de calor e aquecedores de água entra em vigor a 26 de setembro de 2015.
O novo rótulo energético irá exibir o nível de eficiência energética dos produtos de aquecimento cobertos, permitindo aos consumidores escolher os modelos mais eficientes. Ao mesmo tempo, os produtos estarão sujeitos a medidas de concepção ecológica que exigem aos fabricantes aumentar a eficiência energética dos seus produtos, sem afectar o seu desempenho. As regras aplicam-se a novos produtos, e não aos que já estão no mercado.
A mudança é esperada para reduzir a conta de energia dos consumidores, reduzindo o consumo de energia. As novas caldeiras de condensação, por exemplo, poderão poupar aos consumidores até 275 € por ano em comparação com os modelos mais antigos.
No geral, estas regras são esperados para reduzir as contas de energia dos consumidores da UE em até 20%. As medidas vão reduzir o consumo de energia anual de um montante equivalente ao consumo de Portugal e da Áustria combinado. Também são esperadas reduções nas emissões de CO2 de um montante equivalente às emissões anuais da Bélgica, e reduzir as importações de energia da ordem de 480 milhões de barris de combustível importado a cada ano.
Mais informações sobre Eficiência Energética dos Produtos